segunda-feira, 9 de maio de 2011

Lobo Ibérico ( Parte 2)

Existem três espécies de lobos : o lobo vermelho (Canis rufus), o lobo da etiópia (Canis simensis) e o lobo cinzento (Canis lupus). Segundo alguns autores, esta última espécie pode ser subdividida em cerca de 30 subespécies, entre as quais se encontra o lobo ibérico (Canis lupus signatus).

O lobo-ibérico (Canis lupus signatus) é uma subespécie do lobo-cinzento que ocorre na Península Ibérica. Outrora muito abundante, sua população atual deve rondar os 1600 indivíduos, dos quais cerca de 300 habitam a região norte de Portugal.

Um pouco menor e esguio que as outras subespécies do lobo-cinzento, os lobos-ibéricos machos medem entre 130 a 180 cm de comprimento, enquanto as fêmeas medem de 130 a 160 cm. A altura ao garrote pode chegar aos 70 cm. Os machos adultos pesam geralmente entre 30 a 40 kg e as fêmeas entre 20 a 35 kg.

A cabeça é grande e maciça, com orelhas triangulares relativamente pequenas e olhos oblíquos de cor amarelada. O focinho tem uma área clara, de cor branco-sujo, ao redor da boca. A pelagem é de coloração heterogênea, que vai do castanho amarelado ao acinzentado mesclado ao negro, particularmente sobre o dorso. Na parte anterior das patas dianteiras possuem uma característica faixa longitudinal negra.

Na foto abaixo pode-se observar um indivíduo dessa sub espécie de lobo, incluindo as caracteristicas faixas negras de pelagem nos membros anteriores:




Fevereiro e março, início da primavera, marcam a época de acasalamento do Lobo Ibérico.
Após uma gestação de 2 meses nascem os lobinhos. Normalmente a ninhada é formada por 2 a 8 filhotes, os quais são alimentados pela mãe e por outras lobas da alcatéia.

Até os dois meses alimentam-se exclusivamente de leite, e passado esse período começam a aceitar a carne caçada por outros membros da alcatéia.
As suas principais presas são o javali, o corço e o veado, e as presas domésticas mais comuns são a ovelha, a cabra, a galinha, o cavalo e a vaca.

Por ser um animal tímido e temeroso ao homem, prefere alimentar-se de presas selvagens, recorrendo a caça de animais domésticos em caso de extrema necessidade.

Hj em Portugal existe uma lei q obriga o Estado a indenizar os fazendeiros q tem seus animais predados pelo lobo, oq gera uma situação onde os fazendeiros muitas vezes acusam os lobos pelas mortes de animais onde frequentemente os responsáveis foram matilhas de cães vadios ou semi selvagens q vagam as soltas atualmente.

O lobo-ibérico vive em alcateia de forte organização hierárquica. O número de animais numa alcateia varia entre os 3 a 10 indivíduos e está composta por um casal reprodutor (casal alfa), um ou mais indivíduos adultos ou subadultos e suas crias. A alcateia caça e defende o território em grupo.

Os indivíduos de uma alcateia percorrem uma área vital que varia em tamanho de acordo com as características da região. Essas áreas vitais são relativamente pequenas, entre 100 e 300 km². Hj em dia é mais comum q esse território não se extenda por mais de 45km², devido a redução de seu habitat natural.

CONTINUA...

Nenhum comentário:

Postar um comentário